UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região
Tem por missão “Contribuir para transformar Heliópolis e região num bairro educador, promovendo a cidadania e o desenvolvimento integral da comunidade”, o objetivo “Contribuir para a organização dos moradores por meio da mobilização social e ações de parceria, visando a melhoria da qualidade de vida, a superação da pobreza e miséria. Promovendo a cidadania e a inclusão social”.
Atuam com projetos, programas e serviços de forma abrangente nas áreas de educação, cultura, assistência social, esporte, juventude, empreendedorismo, direitos humanos e movimentos de base. Com isso, impactamos cerca de 10 mil pessoas diretamente por mês, por meio de 52 projetos sociais.
- CEI - Centro de Educação Infantil tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento infantil com o desafio de redefinir os termos educar e cuidar, integrando-os em uma só meta: mediar o desenvolvimento sociocultural da criança desde o seu nascimento.
- MOVA – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos tem como objetivo contribuir para a erradicação do analfabetismo, estimulando a leitura e escrita não só em um espaço educacional, mas no cotidiano a fim de proporcionar uma melhor condição e qualidade de vida.
- CCA - Centro para Criança e Adolescente tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes, por meio de atividades socioculturais e educacionais no contra turno escolar que oportunizem a conquista da autonomia, a cidadania e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
- SASF - Serviço de Assistência Social à Família – Chico Mendes, tem por objetivo estimular o protagonismo das famílias na formulação e implementação de propostas coletivas por melhorias na qualidade de vida familiar e comunitária, proporcionando atividades de geração de renda e inserção social através da rede de proteção social do município.
- O Centro Dia Do Idoso - Nelson Mandela atende e possibilita ao idoso proteção social especial, com visitas e ações que promovam a sua inclusão, por meio do fortalecimento das relações familiares, além de cuidados específicos realizados por uma equipe de cuidadores, terapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.
- O SPVV – Serviços de Proteção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e Abuso Sexual – Curumins do Brasil tem por objetivo acompanhar crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso ou exploração sexual, assim como, também, de suas famílias e, até mesmo, quando possível, do(a) agressor(a).
- MSE-MA Medida Socioeducativa em Meio Aberto tem o objetivo de acompanhar adolescentes e jovens que cometeram atos infracionais e que estão em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, o projeto desenvolve ações de proteção judicial, assistencial e apoio psicológico, além de promover escuta qualificada, ações de inclusão social e familiar, com atividades de recreação e cultura, palestras e capacitação profissional.
- NPJ - Núcleo de Proteção Social e Apoio Psicológico tem por objetivo garantir o acompanhamento de famílias que sofreram algum tipo de violação de direitos. Oferecendo atendimento profissional necessário para famílias em condições de média e alta vulnerabilidade social.
- Atendimento Jurídico Gratuito tem por objetivo garantir oferecer orientação jurídica para as famílias de Heliópolis, acompanhando processos nas áreas de direito civil, familiar e infância e juventude.
- A Biblioteca Comunitária de Heliópolis foi criada em 2005 e tem por objetivo promover o acesso à leitura e a literatura de forma gratuita dentro da comunidade maior favela de São Paulo, atualmente conta com um acervo de cerca de 13 mil livros. A Biblioteca incentiva o acesso a literatura por meio de diversas linguagens para isso realiza oficinas de mediação de leitura e contação de histórias, oficinas de dança e oficinas de teatro.
- A Rádio Comunitária Heliópolis foi criada em 1992 ainda como “Rádio Corneta” e tem por fortalecer a cultura periférica, levando música, informação e entretenimento a comunidade, além de ser instrumento de mobilização em relação aos problemas locais.
- O Projeto Coletivo Heliópolis proporciona formação para o mercado de trabalho, desenvolvendo cursos nas áreas de marketing e vendas, comunicação e tecnologia e eventos. Além dos ciclos de formação o projeto também encaminha jovens a vagas de emprego.
- O Observatório Heliópolis - De Olho Na Quebrada promove duas frentes de trabalho: I) coletas de dados e pesquisas quantitativas e qualitativas sobre temas do território como saúde, educação, cultura, lazer, equipamentos públicos, comércios, serviços e dados populacionais; II) promover o resgate, a organização e a preservação da memória de Heliópolis, fortalecendo a sólida história de lutas e conquistas dessa comunidade.
- O Projeto Violência Aqui Não Entra Não trabalha a prevenção de violências contra crianças e adolescentes e também para a reparação e ressignificação dos traumas por ela gerados. Além de visar a formação de educadores sociais de acordo com uma política de proteção infantil para que sejam referencias de proteção e confiança principalmente para crianças que estejam sofrendo violência doméstica. Articulando e fortalecendo a rede de proteção à criança e adolescente do Ipiranga e Sacomã.
- CDCM - Centro de Defesa e Convivência da Mulher - Sonia Maria Batista oferece atendimento social, psicológico, orientação e encaminhamento jurídico à mulheres em vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social, disponibilizando condições para o fortalecimento de sua autoestima e autonomia pessoal, social e econômica para a superação da violência.
- Centro de Cidadania LGBT - Edson Neris oferece atendimento especializado ao público LGBTQIA+ vítima de lgbtifobia e/ou em situação de vulnerabilidade social na região sul da cidade de São Paulo, por meio da realização de ações de promoção da cidadania, dos direitos humanos e o respeito à diversidade.